TBL – Team Based Learning

image07

Definição: A aprendizagem baseada em equipe é uma estratégia de ensino de aprendizagem colaborativa baseada em evidências, projetada em torno de unidades de instrução, conhecidas como “módulos”, que são ensinadas em um ciclo de três etapas: preparação, testes de garantia de prontidão na classe e exercícios focados em aplicativos.

Preparação antes da aula

Os alunos devem completar os materiais preparatórios antes de uma aula ou o início do módulo. Os materiais podem ser texto, vídeos ou outros, e estar em nível adequado aos alunos e ao curso.

Teste de segurança de prontidão em classe

Teste de Garantia de Preparação (RAT): os alunos completam um teste de garantia de prontidão individual (IRAT), consistindo de 5 a 20 perguntas de múltipla escolha. Depois de enviar suas respostas individuais, eles fazem o mesmo teste, o time RAT (TRAT), com sua equipe. Como uma equipe eles usam cartões de rascunho (cartões IF-AT), esperando encontrar uma estrela que indique uma resposta correta. Todos os membros de cada equipe compartilham o mesmo resultado TRAT, e as pontuações IRAT e TRAT contam para as notas dos alunos.

Apelos: as equipes têm a oportunidade de fazer um apelo escrito de uma questão que acreditam estar mal descrita, resposta codificada erroneamente ou sua escolha de resposta estar melhor.

Feedback do instrutor: o instrutor pode revisar material da RAT que os alunos ainda sentem são problemáticos.

Esta abordagem de teste que serve para avaliar os alunos é importante, pois proporciona um incentivo real para aprender conteúdos previamente, participar de aulas e contribuir com discussões em equipe. O processo de garantia de prontidão faz com que os alunos sejam responsáveis ​​pela preparação e trabalho conjunto em equipe.

Exercício focado em aplicativos na classe

O restante da sessão ou módulo é retomado com exercícios que ajudam os alunos a aprender a aplicar e ampliar o conhecimento que eles pré-aprenderam e testaram. As equipes recebem um problema ou desafio apropriado e devem chegar a um consenso para escolher uma “melhor” solução fora das opções fornecidas. As equipes então exibem sua escolha de resposta e o educador facilita uma discussão em sala de aula entre equipes para explorar o tópico e as possíveis respostas para o problema.

Quatro princípios que fundamentam a aprendizagem baseada em equipe:

A implementação da aprendizagem baseada em equipe baseia-se em quatro princípios subjacentes (Michaelsen & Richards 2005):

  1. Os grupos devem ser devidamente formados (por exemplo, o talento intelectual deve ser distribuído de forma igual entre os grupos). Essas equipes são fixas para todo o curso.
  2. Os alunos são responsáveis ​​pela sua pré-aprendizagem e pelo trabalho em equipes.
  3. As atribuições da equipe devem promover o aprendizado e o desenvolvimento da equipe.
  4. Os alunos devem receber feedback frequente e imediato.

Assista o vídeo tutorial sobre TBL elaborado pela Team-Basead Learning Collaborative:

Obs.: ative a função de tradução para a língua portuguesa nas configurações caso necessário.

 

Para saber mais:

KrugI, Rodrigo de Rosso; VIEIRA, Maria Salete Medeiros Vieira; MACIEL, Marcus Vinicius de Andrade e;  ERDMANN, Thomas Rolf Erdmann; VIEIRA, Fábio Cavalcanti de Faria Vieira; KOCH, Milene Caroline; GROSSEMAN, Suely Grosseman. O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Rev. bras. educ. med. vol.40 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2016. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00452015

 

 

Anúncios